O que faz o Lev, da Saraiva, não ser apenas mais um e-reader [atualizado]

Baixe como e-book

Na semana passada, a Livraria Saraiva lançou seu e-reader, o Lev. Estive no lançamento e, como já disse por aí, fiquei muitíssimo supreso, posivitivamente, com o aparelho.

Minha análise do Lev, portanto, não é exclusivamente técnica1, embora não dê para fugir disso no texto. Minha ideia, antes, é analisá-lo diante de como ele se insere no mercado, para o editor e para o leitor.

A opinião de muitos (eu incluso) era de que a Saraiva, lançando um e-reader, a essa altura do campeonato, estaria indo no caminho contrário ao que se espera.

Bem, após colocar as mãos no aparelho e realizar testes variados, mudei de opinião:

A Saraiva não está entrando no mercado de e-readers com um e-reader qualquer, mas com um dispositivo maduro (hardware e software), estável2 e com um desempenho invejável (o modelo básico, sem luz, comparativamente, não tem concorrentes).
Fora o que está em torno do e-reader, como o suporte dos vendedores3 e a campanha, que mostra uma abordagem de teor diferente do utilizado geralmente pela concorrência, dando ao aparelho o status de livro, não de gadget.

O destaque para o aparelho foi enorme, tanto nas lojas físicas quanto no site da livraria, com banners na home e na página de cada e-book. E ainda tem o fato de o Lev vir com 10 livros integrais (e mais 4 best sellers após o cadastro).

lev1

Considerações gerais

O Lev não é o único aparelho do mercado com touch; todavia, um ponto de destaque para ele, nesse sentido, é o multitouch. Ou seja, ele entende toques simultâneos (e abusa disso). Para dar zoom em um texto, você desliza o polegar e o indicador em sentidos opostos; para reduzir, o movimento inverso.
Para mudar a orientação da tela, basta um movimento de giro com dois dedos e, para selecionar um texto, colocar um dedo sobre o início e outro sobre o final da seleção.

Ele vem com dicionário embarcado, aceita que você acrescente arquivos de fontes e seu desempenho é excepcional.

Para os editores

O Lev não sobrescreve o CSS dos e-books. Não por padrão. Seu padrão é o padrão do editor, baseado no SDK da Adobe, ou seja, sem surpresas desagradáveis, isso é um ponto positivo enorme para o Lev.

Até então, o único e-reader a respeitar as escolhas do editor era, não por acaso, o e-reader de outra livraria, o Nook (Barnes and Noble), indisponível no Brasil.

lev2

Suporte a epub 3

O Lev, por padrão, lê o formato 3 do epub apenas parcialmente. Ele renderiza o conteúdo sem maiores problemas, mas não suporta determinados recursos do Webkit, como hidden, por exemplo, e o índice precisa ser feito com o arquivo NCX.
lev3

Para os leitores

O sistema que roda no Lev é bastante simples e intuitivo, o que não quer dizer que não seja completo, pelo contrário.
As opções de texto são variadas, a configuração inicial é simples e a compra com um clique funciona muito bem, todo o acervo digital da Saraiva encontra-se a poucos toques de distância.

O fato de a sensibilidade do touch ser precisa e o tempo de resposta surpreendentemente rápido para este tipo de tela torna tudo mais fácil no âmbito da usabilidade. Outro ponto positivo é o contraste da tela, que não deixa nada a desejar em relação aos concorrentes, como até se destaca nesse sentido.

A luz do aparelho é bastante confortável e sua intensidade é ajustável assim como nos demais aparelhos que possuem o recurso.

[Atualização: esqueci de mencionar, mas o Lev  tem, ainda, modo noturno de leitura, que inverte as cores de fundo X texto.]

Migração de biblioteca

O leitor que já possuir uma biblioteca digital prévia tem a possibilidade de migrar seu conteúdo para o Lev sem maiores complicações4. Assim como o Saraiva Reader (app de leitura da Saraiva para tablets e desktops), o Lev suporta DRM Adobe; com isso basta entrar com seu Adobe ID e baixar seus arquivos comprados na Kobo, Google ou IBA, por exemplo (esses arquivos continuarão disponíveis nos outros aparelhos também). Os arquivos com DRM podem ser transferidos para o aparelho através do Adobe Digital Editions ou pelo próprio app da Saraiva (que usa o ADE, de qualquer forma).

Leitura de PDFs

“Ah, legal, Hermida, mas eu tenho um monte de textos da faculdade em PDF, e aí?”
E aí, que o Lev é o único e-reader que possui um recurso chamado PDF Reflow, que rearranja o texto em vez de exibir uma página estática e de difícil navegação, ajudando bastante na leitura desse tipo de arquivo5.
lev4

Em suma, o único ponto negativo que encontrei no Lev é bastante subjetivo e algo que pode vir a ser implementado já nos próximos meses: falta uma integração mais social, algo como o Reading Life, da Kobo, com estatísticas de leitura, possibilidade de ver as leituras de sua rede de amigos e compartilhamento de trechos em redes sociais.

Fora isso, ainda estou ligeiramente boquiaberto.


1. Uma planilha comparativa simplificada de recursos e preços de e-readers no Brasil pode ser vista aqui, neste comparativo do Vida sem papel.

2. A Bookeen, fabricante do Lev, é uma empresa pioneira no ramo, seus e-readers são conhecidos, entre outras coisas, pela durabilidade e qualidade.

3. No evento de lançamento, pude ouvir um vendedor explicando como funciona a renderização de XML no aparelho.

4. Exceto se a biblioteca anterior estiver vinculada a Amazon ou ao iTunes, nesses dois casos é “até que morte vos separe”.

5. É preciso levar em consideração que o PDF precisa estar como texto e não imagem para que esse recurso funcione.

escrito por Antonio Hermida

Antonio Hermida

Antonio Hermida cursou Análise de Sistemas (UNESA), Letras – Português-Latim (UFF) e Letras – Português-Literaturas (UFF). Começou a trabalhar com e-books em 2009, na editora Zahar e, em 2011, passou a atuar como Gerente de Produção para Livros Digitais na Simplíssimo Livros, onde também ministrava cursos (Produzindo E-Books com Software Livre) e prestava consultorias para criação de departamentos digitais em editoras e agências.
Coordenou o departamento de Mídias Digitais da editora Cosac Naify sendo também colunista do blog da editora.
Atualmente presta serviços e consultoria para diversas editoras.

Entre outras coisas, é entusiasta da cultura Open Source e tem Kurt Vonnegut como guru.

150 comentários sobre “O que faz o Lev, da Saraiva, não ser apenas mais um e-reader [atualizado]

  1. «O Lev não sobrescreve o CSS dos e-books. Não por padrão. Seu padrão é o padrão do editor, baseado no SDK da Adobe, ou seja, sem surpresas desagradáveis, isso é um ponto positivo enorme para o Lev.»

    Agrada-me especialmente esta decisão. Disponibilizar eBooks para diferentes plataformas/dispositivos torna-se um pesadelo quando assim não é. O suporte multitouch parece-me também uma óptima decisão, que decerto facilitará bastante a leitura de PDF’s.

    • Sim e sim, Ricardo. Disponibilizar cada e-book + cada sample, às vezes se torna uma tarefa infernal. É uma pena que isso seja exceção em vez de regra.
      E sobre o multitouch do Lev, é excepcional mesmo e o PDFReflow é surpreendente, vale conferir.

  2. Estou francamente impressionad ae surpresa, Hermida. Eu não só não tinha dado muita bola para o lançamento como desconfiava totalmente que a Saraiva (que até então tinha sido sempre uma decepção em compra de e-books) pudesse oferecer algo sequer razoável. Fiquei me coçando para fuçar nele. risos

  3. Belo texto, comprei o meu ontem (12/08) na Saraiva da Rua do Ouvidor. Eu já havia tido um kindle, mas esse Lev realmente é muito bom, na minha opinião supera o Kindle pelo fato de ler epub. Só não entendo porque até hoje ninguém teve a iniciativa de criar um aparelho de 8 polegadas, com certeza a leitura ficaria muito mais prazerosa, inclusive acabaria com o problema de ler PDFs. Mas enfim…

  4. Antonio Hermida , me interessei pelo aparelho , mas sou estudante de um outro idioma . Eu sei que o Lev vem com 1 dicionário de português , mas eu poderia adicionar um de outro idioma ?

    Vasculhei a net em busca de respostas e nada . Como aqui tenho a oportunidade de falar diretamente com alguém que possui um , então por favor me tire essa dúvida.

  5. Olá, para o fato apresentado de que a biblioteca vinculada a amazon não pode ter seu conteúdo transferido para o lev eu discordo, já existem tutoriais online da quebra da DRM dos ebooks da amazon para poder migrá-los para outros formatos aceitos em outros ebooks como o epub.

    http://cooperativadoconhecimento.wordpress.com/2013/07/05/como-converter-livros-comprados-no-kindle-para-o-kobo/

    http://www.pontogeek.com.br/blog/como-quebrar-o-drm-de-livros-da-amazon/

  6. Parabéns por colocar o verdadeiro diferencial do produto , nos fazendo analisar a validade deste investimento.O PDF Reflow + o modo de leitura noturno ( fundo preto letras brancas) me fez comprar o produto e olha q ja tenho um Koboglo. Ando vendo tanta resenha ruim do Lev por ai, obrigada.

      • Olá Antonio, muito esclarecedor seu texto, parabéns! Comprei ontem o Lev porém ao fazer o download dos meus livros em ePub adquiridos no Google Play para passar para o Lev os mesmos vem criptografados (.acsm) e não permitem que eu passe para o dispositivo. Você sabe o que é necessário fazer? Obrigado

        • Olá, Daniel, obrigado pelo elogio ao texto.
          O que acontece é que esse acsm não é o epub em si, mas o link para download do conteúdo encriptado.
          Instale o Adobe Digital Editions, entre com seu login da Adobe (caso não tenha um, dá pra criar no programa mesmo) e após autenticado, jogue os arquivos dentro no programa. Ele baixará os conteúdos. Feito isso, plugue seu Lev ao computador e escolha e selecione a opção de transferência de arquivos.
          O Lev aparecerá no seu Adobe Digital Editions em dispositivos, daí, basta arrastar os livros pra ele.
          Obs.: talvez seja necessário entrar com seu login da Adobe também no Lev.
          Abs,

    • Acho sensato também, Patrick, apesar de a Bookeen ser muito confiável nesse sentido, depois de perder um hardware sem mais nem menos, também estaria receoso. Talvez valha a pena esperar até outubro para ver se sai alguma atualização de firmware e, saindo, o que podemos esperar dela :)

    • Cara, o meu (sem luz) quebrou hoje, com 3 dias de uso! Metade da tela está travada no descanso de tela, metade volta ao texto. Não sofreu nenhuma queda, nem nada do tipo. Entendo que eletrônicos estão sujeitos à falhas, vou verificar hoje se a Saraiva está apta a lidar com isso da maneira correta.

    • Opa, obrigado pelo lembrete, Felipe. Meu Nook é o primeiro modelo da segunda geração, não lembrava de ele fazer o reflow. De qualquer forma, vou corrigir isso acrescentar que é o único comercializado no Brasil com o recurso. :)
      Abraços!

  7. Humn estava em dúvidas entre o Kindle e o Lev… Depois de ler sua resenha estou mais tendencioso ao e-reader da Saraiva, meu único medo é me arrepender pelo Design, acho o Kindle mais minimalista e discreto o que eu curto muito mas o Lev parece mais tecnológico e eficiente principalmente por essas funções de aceitar PDFs de terceiros e o slot para cartão miniSD.

    Ótimo texto Hermida,
    Parabéns.

  8. MInha experiencia com o Lev… Eu comprei o aparelho, passei quase 1 semana com ele,deu tempod e me apaixonar, mas foi onde percebi que apesar de muito bom,e le tinha um problema com o botao Menu, um problema q fazia ao invés de ir para o menu, ir para um menu secundário, como um duplo clique. Troquei o aparelho e infelizmente este nova unidade tinha um dead pixel, retornei a loja para trocar novamente e o aparelho novo q me mostraram tb continha um dead pixel, perguntei se poderia ter meu dinheiro de volta e a gerente muito atenciosa atendeu meu pedido. Eu acho q o aparelho precisa de uns ajustes, eu realmente fiquei triste, mas perdi a confiança de ter um aparelho sem problemas. Acho Maravilhoso a saraiva nos proporcionar mais uma escolha no mercado de ebook Readers, mas a qualidade precisa ser revista, o aparelho custa caro, nao podoemos pagar por um aparelho defeituoso. Verifiquem bem seus aparelhos antes de sair da loja, no mais a saraiva tem um ótimo atendimento ao consumidor, a empresa ta ai cada dia maior por isso.

    • Putz, Ana, que novela. Pessoalmente acho que o Lev ainda tem muito o que melhorar, ainda estamos experimentando a primeira versão do software. Recentemente o meu parou de entrar em sleep quando pressionado o botão de desligar. Reportei o bug e restaurei o aparelho, voltou a funcionar novamente. A equipe responsável respondeu que em breve já teremos uma nova versão de firmware com correções de bugs e dicionários.

  9. excelente análise, me convenceu a comprar um rs parabéns!
    notei que em todo lugar que se comenta sobre o Lev, se fala nos 4GB de memória interna e nos mais de 4000 livros que podem ser armazenados, porém notei que ao conectar meu Lev ao computador, só esta disponível 2,66GB de memória de armazenamento, é isso mesmo? o sistema consome 1,34GB ou o meu tem algum defeito?

  10. Amigo Hermida, a Saraiva baixou o preço e acabei comprando o Lev. Gostaria de saber se é possível “grifar” textos no aparelho já que facilita meus estudos?

  11. Ganhei o Lev com Luz de aniversário e não tenho do que reclamar. Costumava utilizar um tablet para a leitura de e-books e pdfs através do app MoonReader+. Acabei me livrando do tablet e ficando somente com o Lev. O que eu queria saber mesmo é se a Bookeen ou a Saraiva irá disponibilizar atualizações para o Firmware dele. Adoraria ter um suporte para arquivos .cbr e poder visualizar o cartão SD quando conectasse o Lev no computador.

  12. Hermida, adorei seus comentários!! Estava muuuuito na dúvida se comprava o Kindle Paperwhite ou o LEV, mas acho que realmente o LEV é o melhor para mim. Como você falou, eu tenho milhares de livros e textos em pdf, além de ser advogada e, convenhamos, o acervo de direito da saraiva é muito melhor que o da amazon

    ;)

  13. Olá, Hermida! Parabéns pela clareza de sua análise e comentários. Uma amiga comprou o LEV e não está lá muito satisfeita. Ela disse que quando desliga o aparelho os livros baixados “somem”. Só quando acessa novamente a Loja consegue visualizá-los e tem que fazer novo download. Ou seja, todas as vezes que desliga, tem que baixar tudo novamente.
    Isso acontece com o seu aparelho? Grato pela atenção

    • Olá, Leonidas, obrigado pelo comentário.
      Sobre a dúvida, não acontece no meu, não e não acho que seja algo normal. Recomendo que ela restaure para as configurações de fábrica e teste novamente. Caso o problema persista, peça para ela entrar em contato com a Saraiva, pode ser um caso para troca…
      Abraços.

  14. Valeu pela dica, Hermida. Fomos até a loja Saraiva, verificaram o problema e, na mesma hora, trocaram o aparelho. Ótimo atendimento.
    Visitarei sempre sua página. Sucesso!

  15. Estou totalmente decepcionado. Comprei ontem à noite, dia 23/10/14, o Lev no Shopping Jundiaí. O leitor trava constantemente. Isso a cada 5 minutos ou se ficar pelo mesmo tempo sem virar a página. Quero acreditar que eu fui “premiado”. Vou trocar hoje na loja. Vamos aguardar…

    • Olá, Jônatas, depois conte para gente como foi na Saraiva porque isso realmente não é normal. Dos comentários sobre problemas, acho que todos disseram que a Saraiva nem pestanejou para trocar o aparelho ou realizar o reembolso.

      Abs,

  16. Hermida, estudo para concursos públicos através de apostilas para PDF e gostaria de saber se o Lev lê bem esse formato – sem eu precisar ficar indo de ponto a ponto como no Kindle – e se ele permite que eu marque as páginas – como no Saraiva Reader e no FoxitReader – de modo que eu posso retornar a elas.

    Parabéns pelo site.

    Grato!

    • Oi, Fernanda, obrigado pelo comentário. Dá para comprar livros da Cultura/Kobo, Google e de qualquer loja que trabalhe com DRM Adobe ou epubs sem DRM.
      Das principais lojas que atuam no Brasil, só não é possível comprar na Apple e na Amazon.

  17. Bom dia Antonio,comprei um lev ontem e estou com dificuldade em acessar o cartão SD ele aparece no topo do aparelho ao lado do wifi mas não consigo descobrir como chegar nele.Você pode me dar uma ajuda?

  18. Olá! Obrigada pelo texto! Muito esclarecedor!Gostaria de saber se no Lev posso ler meus livros particulares que estão gravados em epub e pdf em meu computador, ou seja, se posso sincronizar meus livros do pc para o lev e vice versa… Muito obrigada!Abraços!

  19. Excelente texto! Comprei um Lev hoje e fiquei muito empolgada após ler seu texto! Eu sabia que o Lev lia arquivos em PDF sem muita dificuldade mas não sabia que ele conseguia formatar o texto para melhor leitura! Isso é muito interessante pra mim, pois sou bióloga e as vezes fico muito tempo em excursoes de campo onde preciso ler artigos científicos e é impraticável carregar uma penca de artigos impressos. Essa dificuldade em outros e-readers foi o que me manteve indecisa em comprar durante alguns anos. Acho que fiz uma boa compra! Parabéns pelo blog!

  20. Olá. Como fica a leitura de pdf’s com mais de uma coluna de texto na mesma página? O pdf reflow pode ser usado numa boa? Tenho arquivos de pdf com duas colunas de texto por página e com fotos em meio ao texto, terei algum problema para lê-los? Você recomenda ele e não o kindle para esse tipo de texto(pdf)? Obrigado. Curti muito teu texto.

      • Oi Antonio. Seria legal ver um artigo seu sobre pdf’s de 2 colunas e sobre a atualização que saiu para o lev, parece que o pdf reflow agora já funciona automaticamente. Muito obrigado pela resposta.

  21. Eu gostaria de saber se você poderia me ensinar a passar os arquivos que eu tenho em pdf para o meu LEV, compre recentemente e não faço a menor ideia de como faz ;/

  22. bom dia!

    ganhei de presente de aniversário um Lev. Achei fantástico, mas ao entrar no site verifiquei que existem dois modelos, com luz e sem luz. Sei que você não é oftalmologista mas poderia me dizer se existe alguma opinião fundamentada sobre qual o mais adequado para uma pessoa da 3a. idade. Tenho 64 anos.

    Grato,

  23. Caríssimmo, no final da sua análise é afirmado que o arquivo em PDF copiado para o Lev não pode ter figuras, só texto? Como ficam os livros em PDF que há figuras, tabelas, esquemas e gráficos ele não consegue mostrá-las?

    • Prezado Paulo, na verdade, o que eu quis dizer é que o reflow funciona apenas com pdfs de texto, ele pode conter em imagens, mas o texto não pode ser uma imagem escaneada da página. Para verificar, basta abrir no computador esse pdf e tentar selecionar o texto, copiar e colar. Se o texto for selecionável, mesmo que o pdf tenha algumas imagens, o reflow funcionará normalmente.
      Abs,

  24. Comprei o Lev na Saraiva e deu problema de travamento com a tela “atualizando livros”. Troquei por um segundo e deu outro problema, após a atualização do sistema, travando na tela “iniciando”. Troquei por um terceiro que, mais uma vez, ao adicionar os livros travou na tela “atualizando livros. Ou seja, não recomendo este produto nem para meu pior inimigo. Fuja desta porcaria.

    • To bem satisfeito com o aparelho, ele chegou a travar também na tela “Atualizando Livros…”.

      Mas troquei direto na loja (mesmo comprando na web) e até aqui tudo bem.

      Pra quem quer transferir arquivos do PC sem o risco, segue a dica:

      • Guilherme, boa noite. Ganhei um Lev, não tenho a nota e no primeiro dia de uso travou no “atualizando livros”. Na loja eles trocaram sem pedir nota nem nada?
        Grato

  25. Coloquei um cartão sd no meu LEV,mas quando conecto no PC o cartão não aparece,só o LEV. Tem alguma maneira dos dois aparecerem em Meu Computador ou será somente tirar o cartão sd e passar pro PC?

  26. Boa noite.Ganhei de presente um LEV BOOK (saraiva) SA615BK4fe5C2233G1,UNICO DETALHE que consigo identificar.Oorreu o inusitado,acessei um livro X apos diversos capitulos lidos parece ter travado e aparece outro titulo.que providencias tomar,pois faz uns 6 meses qua o possuo,ajudem-me!!!

    • Boa tarde, Enoch, se o problema ocorre apenas com esse livro, o ideal é que você verifique se ele apresenta o mesmo problema em outros lugares, como no Adobe Digital Editions ou no Saraiva Reader (desktop ou tablet). Caso o livro não tenha DRM tente validá-lo no epubcheck para ver se está tudo ok, caso tenha e tenha também sido comprado na Saraiva, o ideal é que você entre em contato com a loja.

  27. Olá Antonio, muito obrigada pelas informações, eu estou precisando de algum dispositivo para estudar, principalmente arquivos PDFs, e devido às vantagens apresentadas estou considerando comprar um LEV, mas eu preciso saber como se dá a transição de um arquivo (livro) para outro já que no falecido tablet eu costumava abrir várias arquivos – que eram facilmente alternados retornando aos aplicativos recentes – para comparar diferentes textos sobre o mesmo tema, existe alguma forma de se conseguir algo parecido no LEV?

  28. Comprei o meu e devolvi três dias depois. O aparelho trava e não desliga, não tem assistência técnica, a Saraiva não responde um email nem telefonemas. O SAC é uma piada, ninguém consegue dar uma informação e a ouvidoria deles é parte do serviço secreto húngaro: existe, mas ninguém sabe o número do telefone, nem onde fica

    • Que problema, Cleuben. A galera que teve problemas aqui disse que o atendimento estava bom (acho que alguns foram diretamente às lojas). É uma pena que você tenha tido uma experiência tão negativa de uma ponta à outra do processo.
      Obs.: Serviço secreto húngaro foi demais, vou passar a usar essa expressão ahahaha

  29. Olá, Antonio. parabéns pelo texto. Esta ótimo!
    Sabe me dizer se ele lê,mesmo não alterando o formato , PDFs de textos ou livros scaneados?
    Grato!

  30. Boa tarde.

    Gostaria de saber de quem comprou este e-reader se ele é igual o Kindle em termos de velocidade. Pq eu tinha um kindle 4g e ele era muito lerdo para passar as páginas.

  31. Tenho um ebook Positivo Alfa há 03 anos, sempre funcionou perfeitamente. Usei o aparelho normalmente, mas na hora de desligar, ele não desliga, travou, congelou a imagem. Tem algo que eu possa fazer para ele voltar a funcionar?
    Desde já agradeço.

    • Olá, Maria, nunca usei o aparelho, mas tente encontrar um botão minúsculo que pode ser apertado com um alfinete ou uma lapiseira. No geral os aparelhos vêm com um botão desse para hard reset.

  32. Antônio, obrigada pela orientação. Antes de escrever pra você já havia tentado o botão reset, mas não resolveu o problema. De qualquer forma, agradeço.

    • Uma vez isso aconteceu com meu Kobo e, pode não ter muita lógica, mas deixei na tomada ao longo da noite e fiquei segurando o botão de ligar por alguns minutos. Depois de um tempo, ele acendeu e voltou ao normal. Boa sorte!

  33. Muito obrigada pelas orientações bastante claras. Comprei ontem um Lev, e gostaria de saber como faço para importar (copiar e colar, arrastar? ) meus textos já inseridos no computador, em Word e PDF? Tentei mas não consegui. Quando conecto o cabo USB e clico a opção abrir arquivos, o conteúdo do LEV não aparece (ou seja, os livros). Copiei e colei um arquivo de texto, mas depois que desconecto o cabo USB, não consigo mais localizá-lo no LEV. Agradeço muito sua ajuda. Aguardo, grata, Carmen.

    • Olá, Carmen, por nada.
      O lev aceita os seguintes formatos: EPUB, PDF, HTML, TXT, FB2.
      Se é um arquivo de texto simples (notepad) e não está aparecendo, acho melhor que você entre em contato com a Saraiva, mas sendo um doc ou rtf, não vai aparecer mesmo.

      Abs,

  34. Pra começar tive que dar 5 estrelas para avaliar no site da Saraiva, apenas pro comentário ser publicado (sim, a Saraiva só publica comentários bons, pode isso!?), porque minha
    experiência foi péssima. O produto veio com defeito, não carrega. Segundo o
    manual bastaria 5 horas de carga para 100% de bateria (ou 3 horas de carga para
    85%). Passou mais de 30 horas carregando, alternando entre USB e tomada e não
    carregou nada. Enquanto estava carregando testei o dicionário Soares Amora, e
    posso dizer que é muito bom para terceira série do primário. Testei o recurso
    PDF Reflow (motivo que me fez comprar essa nhaca) e o texto ficou melhor com o
    recurso Reflow desativado. Testei no Kobo da minha esposa e ficou a mesma coisa, ou seja, esse Reflow não vai salvar a vida de ninguém. Por fim, posso dizer que minha experiência com esse aparelho foi muito ruim, chegou num dia e no outro virou um peso de papel.
    Completando: quem está em dúvida entre o KOBO e o Lev nem perca tempo: Kobo tem melhores dicionários, melhor responsividade, botão físico para ligar/desligar a luz, melhor design, e veja só qiue diferencial: funciona!

    • Existe sim. Comprei justamente por isso. Tinha uma biblioteca de mais 600 livros em pdf no meu computador. Comprei um cartão de memória, passei todos os meus livros para ele e botei o cartão no Lev :) e fica bem bom de ler com o reflow :)

  35. Ola,infelizmente estou totalmente insatisfeito com o meu lev ele trava com muita freqüência,não e sensível ao toque para prosseguir página tem momentos q não aceita a tela de descanso o tempo q leva para passar para próxima pagina e fora de logica demora muito.

  36. oi! Hermida eu poderia inserir arquivos em pdf nele, como os do pc, por que penso em comprar um pra usar na leitura de livros e apostilas em pdf dos cocnursos que faço. Já vi outros na net como o kobo, mas ainda n sei se ele aceita arquivos em pdf e tbm tenho receio de ele tornar a leitura cansativa por causa do brilho da tela, como ocorre no pc. Esse e-reader seria bom pra estudar pra concurso?

  37. estava muito satisfeita com o meu Lev, mais depois de uma atualização ele travou completamente em uma tela que aparece um aparelho Lev e duas setas no meio. não sei o que fazer, já tentei desligar ,já coloquei pra carregar mais também não consigo.
    tem + ou – 1 mês de uso.
    alguém me ajuda?

  38. Oi Antonio. Já li alguns comentários aqui, sobre o o lev sem luz. Realmente no escuro total, como por exemplo, num quarto, a leitura é impossivel? A tela fica totalmente sem luz? E se tiver um abajur é possivel? Obrigado, Marcelo

  39. Depois de atualizar os dois Lev aqui de casa os mesmos começaram a travar e a demorar a abrir os livros. Alguem com o mesmo problema ou sabe como resolver.

    • olha geralmente o pessoal troca de aparelho mesmo, que vê vc lê os comentários aqui no blog, inclusive tem até um vídeo ensinando um modo de se evitar esse problema aí.

  40. Olá, Antonio, boa noite. Gostei bastante da sua análise sobre o Lev.
    Vi há duas semanas que a Saraiva agora lançou um streaming de audiolivros, compatível com celulares. Mas você saberia informar se este novo serviço é compatível com o Lev também? Já fez algum teste ou análise sobre isto?

    http://saraiva.ubook.com/

    • Olá, Mariah. Obrigado pelo comentário. O lev não tem suporte pra áudio e não acredito que vá ser lançado alguma versão que contemple áudio-livros.
      Vou anotar aqui para analisar!

  41. Gostaria de saber como posso transferir livros e arquivos em PDF do computador para o Lev, seria via USB?
    Estou considerando a compra de um, já que abre PDF melhor que o kindle. Adorei seu review do produto.

  42. Oi, Antonio.
    Só passei mesmo pra dizer que eu me arrependi amargamente de ter comprado um LEV. Comprei dia 10 de agosto. Ele travou em um determinado livro, ficava numa mesma página durante 20 minutos, não obedecendo nem o comando para o menu ou para desligar. Troquei na mesma semana. Aconteceu a mesma coisa com outro livro. Como saber se um arquivo em pdf, que passei para o LEV, pode ter vírus? Me senti lesada, pois não tenho como saber isso, e fica parecendo que é até artimanha para só comprar livros no livraria virtual da Saraiva, pq eu nunca sei quando um arquivo meu vai travar o LEV. Estou devolvendo e pegando meu dinheiro de volta. Será que isso já aconteceu com outras pessoas ou é só comigo? A primeira coisa que me perguntam: vc deu a carga inicial de 5 horas?
    Como se isso fosse a causa do travamento, mesmo eu dizendo que dei.

    • Oi, Patrícia, lamento o acontecido. Aqui nos comentários mesmo tem gente reclamando. Desse tipo de comportamento, em especial depois da última atualização. O meu continua funcionando, mas nesse caso o ideal é trocar ou pedir o reembolso mesmo.
      Abs,

  43. Estou com o mesmo problema com o meu aparelho, ao que parece a bateria já não suporta a carga por mais de 12 horas, como devo proceder?

  44. Comprei o lev no final do ano passado, mas só agora comecei a utilizar.
    Ou sou muito fraco em tecnologia (e sou mesmo) ou esse Lev é muito ruim.
    Passando nervoso com esse recurso touch que de touch não tem nada, sem instruções. Baixe o aplicativo no Iphone e Ipad, mas não atualiza.
    Alguém sabe onde encontro um manual que oriente sobre as funções que aparece na tela? O manual que acompanha é muito fraquinho. Obrigado

  45. Antonio, tudo bem?
    Estou pensando em comprar um lev da Saraiva, mas estou um pouco receosa por eu precisar usá-lo principalmente em arquivos pdf. Sou estudante de engenharia e os arquivos são aqueles que predominam equações e coisas do tipo. Gostaria de saber se no Reflow do lev as equações permanecem legíveis (com uma boa formatação) ou ficam desconfigurados com uma formatação txt por exemplo.
    Desde já muito obrigada se puder fazer esse teste para mim!

  46. Consigo baixar os livros do Pendrive para o Lev? Comprei no site da Saraiva e vou pagar amanhã , comprei devido a grande quantidade de textos da Universidade.

  47. Realmente é muito bom, mas trincou a tela … lixeira, pois não possui assistência, o minha bolsa prendeu na porta do metrô e a capa não protegeu e a tela trincou e quando a tela trinca não consegue ler nada. Não fica como o telefone celular. Minha irmã tinha um kindle quando avariou a amazon enviou um aparelho novo.

  48. Socoroooooooo!

    Onde tem uma assistência técnica pra consertar um LEV quando estraga?

    O meu não funciona mais com o toque (Touch Screem).

    Alguém quer vender um quebrado que o touch funcione?

  49. Comprei o lev com Luz dia 20/12/16 e baixei livros da internet em pdf e trava para abrir e com isso custa ser desligado. Gostaria de saber se isso acontece porque não são livros comprados pela Saraiva? ou quais os passos para o download de livros da internet?
    Desde já agradeço

  50. Olá Antônio,
    Gostei bastante de seu post. Tenho um LEV há quase um ano e nunca tive problema. A bateria dura meses ;-)
    Quero tirar uma dúvida contigo:
    – É possível ter a biblioteca única compartilhada entre meu Lev e o app Lev android no meu smartphone?
    Digo – livros, anotações, etc… tudo o que tiver em um pode ser sincronizado no outro?
    Para pesquisas da faculdade acabo usando os livros digitais via Lev app no android no tablete para ter mais rapidez nas anotações via teclado.
    Obrigado por sua ajuda!

Deixe um comentário