accessories-text-editor

Manual de estilos para e-books da Cosac Naify

Baixe como e-book

Como mencionado no texto sobre a criação de departamento da Cosac Naify (clique aqui para ler), à época de sua estruturação na editora criamos um manual de estilo para fornecedores.

Este manual foi elaborado com base em testes, servindo também como material de consulta tanto para revisões quanto para elaboração das edições digitais.
Ainda utilizo grande parte do material quando realizo trabalhos para editoras que não possuem um manual próprio ou equipe especializada em edições digitais.

A importância de um manual de estilos abrange questões que vão além do universo dos e-books, de forma que várias editoras possuem manuais semelhantes para outros departamentos. Os motivos para a existência de tais são muitos, mas vamos pontuar alguns:

  • guiar o fornecedor
  • evitar surpresas e dúvidas frequentes
  • servir para consulta de valores-padrão pra aquele responsável pela revisão e aplicação de emendas
  • ajudar na avaliação de um fornecedor (se ele ignora o manual, pode ser um motivo para eliminá-lo da lista de parceiros)

Com o fim da editora e, tratando-se de um material de minha autoria, não vejo razão para não disponibilizá-lo, uma vez que pode ser útil a muitos colegas de profissão e pessoas interessadas em estudar o assunto. Além do que, a motivação para criação do Colofão sempre foi compartilhar experiências e conhecimento de forma colaborativa.

O que você encontrará nesse manual:

  • padrões e valores que se repetem em todos os arquivos
  • algumas explicações do porquê e quando aplicar esses valores
  • link para download de um ZIP contendo a base do caderno zero (capa, colofão, créditos, página de redes sociais, logo, xml para fontes no ibooks, etc.)

Bem, assim sendo, segue o link para download da última atualização do manual.
Espero, de verdade, que se mostre útil :)

[MANUAL DE ESTILO E-BOOKS – HERMIDA / COSAC NAIFY DOWNLOAD]

Qualquer dúvida, comenta aí ou mande um correio eletrônico para nossa caixa postal!

escrito por Antonio Hermida

Antonio Hermida

Antonio Hermida cursou Análise de Sistemas (UNESA), Letras – Português-Latim (UFF) e Letras – Português-Literaturas (UFF). Começou a trabalhar com e-books em 2009, na editora Zahar e, em 2011, passou a atuar como Gerente de Produção para Livros Digitais na Simplíssimo Livros, onde também ministrava cursos (Produzindo E-Books com Software Livre) e prestava consultorias para criação de departamentos digitais em editoras e agências.
Coordenou o departamento de Mídias Digitais da editora Cosac Naify sendo também colunista do blog da editora.
Atualmente presta serviços e consultoria para diversas editoras.

Entre outras coisas, é entusiasta da cultura Open Source e tem Kurt Vonnegut como guru.

8 comentários sobre “Manual de estilos para e-books da Cosac Naify

  1. Obrigado por compartilhar esse manual, Antonio. Trabalho há tempos com preparação e revisão de textos para livros físicos e digitais. Com certeza acabei de ganhar um precioso material de ajuda.

Deixe um comentário