O digital além do livro

Baixe como e-book

Para mim, faz cada vez mais sentido pensarmos em conteúdo e não em plataforma. Pensar em plataforma é limitar, reduzir, bloquear; pensar em conteúdo é abrir um horizonte de possibilidades. Sejam elas de jornada do usuário, monetização ou distribuição.

Resolvi escrever um texto sobre transmídia, porque acredito que seja um caminho extremamente relevante para, no digital, pensarmos em expandir as maneiras de distribuição do conteúdo. Vale avisar que o case que vou apresentar aqui se baseia na minha experiência pessoal e que posso deixar escapar outros cases e experiências de outros lugares do mundo. Sorry =(

O fluxo de conteúdo através de várias plataformas não é novidade na indústria cultural, nem mesmo no mercado editorial. Muitos livros já viraram filme, que depois voltaram a ser livros com capas novas pra seguir a divulgação do filme e pegar um gancho comercial do cinema.

Pense em um programa de TV, que vai ao ar semanalmente, apresentando um monte de receitas por episódio, com participantes sendo eliminados e um Chef gritando (quase) o tempo todo. Agora imagine que esse programa acaba e você quer a receita daquele episódio pra fazer um dia desses. Além disso, você gosta do programa e gostaria de ter mais receitas que prolonguem a experiência daquela 1 hora semanal.

Aí surge a possibilidade de você baixar um e-book daquele episódio, de graça, com as receitas que você viu na TV – e talvez não tenha tido tempo de anotar –, além de uma receita exclusiva e mais 2 receitas de marcas que você encontra em qualquer supermercado, que também só estarão presentes no e-book. Melhor ainda, você baixa esse conteúdo e o acessa offline pra ler quando e onde quiser, no seu celular ou outro dispositivo móvel. Isso sem falar no vídeo de melhores momentos também incluso no e-book.

img1-sbt

O mercado de TV chama esse produto de segunda tela, ou seja, um conteúdo complementar ao que foi veiculado na tela principal, sua televisão. Isso é transmídia, você poder transitar um conteúdo em diversas plataformas e dar ao seu leitor, consumidor, telespectador, mais do que você daria se se limitasse à plataforma que seu negócio opera.

A distribuição? Pelos canais tradicionais (somos tão recentes como mercado que acho que essa palavra nem cabe) de distribuição de e-books: as livrarias digitais. Pode também ser distribuído direto ao consumidor, ou através de apps, web, landing pages.

Além disso a transmídia se enquadra em vários dos modelos de negócio da era digital listados no estudo anual feito pela Dosdoce. Neste caso específico, foi aplicada junto a um dos modelos mais inovadores para o mundo do livro na minha opinião: advertising.

E qual a vantagem para o patrocinador? Ter a disposição um novo suporte para divulgar sua marca, gerar novos leads e fidelizar seu cliente. E, neste caso específico, com a vantagem de ter a visualização de sua marca também offline. O patrocinador entrega propaganda com conteúdo ou, com uma palavra mais chique, content marketing.

img2-sbt

A transmídia é portanto uma ferramenta poderosa de entrega de conteúdo e pode fazer um trabalho interessante de formação de leitores em plataformas digitais, algo de que precisamos e muito!

 


*O programa: Hell’s Kitchen, do SBT, que em parceria com a editora O Fiel Carteiro lançou o primeiro e-book para um programa de TV brasileiro.

Todas as infos e fotos são públicas e os e-books estão disponíveis para download nas principais livrarias digitais do mercado.

escrito por André Palme

André Palme

André Palme é apaixonado pela leitura digital e pelas possibilidades deste universo. Hoje está à frente d’O Fiel Carteiro, uma editora 100% digital que possui mais de 180 e-books e audiobooks publicados e está presente em modelos inovadores de leitura. Foi o responsável pelo projeto que publicou o primeiro e-book de um reality show brasileiro, em parceria com o SBT.
Integra a Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro e é Embaixador do Business Club da Feira de Frankfurt no Brasil…e torce para a bateria do celular não acabar durante o dia.

Deixe um comentário